Atualmente, muito se fala sobre a nuvem. Nuvem isso, nuvem aquilo, etc. Mas o que de fato é a nuvem?A computação em nuvem (também conhecida como CloudComputing, ou simplesmente Cloud) é um serviço onde podemos ter computadores, plataformas e até aplicativos funcionando através da internet.Diariamente nós usamos a nuvem e nem nos damos conta disso. Se você possui um smartphone, você já utiliza a nuvem. É através dela, por exemplo, que podemos usar aplicativos para compartilhar e guardar fotos, vídeos e documentos. Aplicativos famosos como o WhatsApp, Google Drive e Office 365 só são possíveis através da nuvem.Então quer dizer que Cloud Computing se resume a esses aplicativos? A resposta é simples: não. A nuvem é muito mais que isso. Nós podemos também hospedar sites, criar máquinas virtuais, usar plataformas de serviços, entre outras coisas.
Como a nuvem funciona?
É importante lembrar também que a nuvem é um lugar que pode ser encontrado, ou seja, ele existe fisicamente. Grandes empresas, como a Microsoft, o Google e a Amazon possuem data centers gigantes espalhados por todo o mundo. Só a Microsoft, possui 34 data centers, como explicado nesta página da empresa.
Nesses data centers, toda a infraestrutura básica está lá presente: processamento, memória, armazenamento e rede. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o hardware, as empresas que fornecem o serviço cuidam de todo esse processo.Outra particularidade é que esses serviços são normalmente oferecidos de maneira categorizada. Uma das mais comuns é a IaaS, do inglês Infrastructure as a Service, infraestrutura como serviço. Nessa modalidade, você pode adquirir máquinas virtuais, configurando processamento, memória, rede e armazenamento.Os outros modelos de entrega são o PaaS e o SaaS. O PaaS, Platform as aService, entrega plataformas como serviço. Por exemplo, você pode ter plataformas de desenvolvimento de software que funcionam integralmente na nuvem. Já no SaaS, o Software as a Service, você tem aplicações que rodam integralmente na nuvem. Um bom exemplo de SaaS são sites WordPress: você pode criar todo o seu site em uma aplicação WordPress e não precisa se preocupar com vários dos pormenores que existem na criação de um site, como servidor de arquivos ou hardening.
E por que eu devo começar a usar a nuvem?
Agora que você já sabe o que é a nuvem e como ela funciona, você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver comigo?Os setores de TI das empresas frequentemente são pressionados por dois grandes indicadores: agilidade e economia. E é para ajudar nesse sentido que existe a nuvem.Quando existe algum projeto de expansão de data center, o jeito tradicional é fazer isso com mais servidores físicos. E todos nós sabemos que esse tipo de abordagem é dispendiosa, os projetos tem um grande período de tempo de execução, os equipamentos possuem um grade custo inicial e ainda geram gastos mensais com eletricidade.Com a nuvem, o cenário é completamente diferente: as máquinas são provisionadas em poucos minutos. Aqui mesmo na Lanlink temos um bom exemplo disso: o CloudWeDo, que permite que você adquira rapidamente máquinas virtuais pré-configuradas. Em poucos minutos, sua máquina já está provisionada, rodando e permitindo a implantação de aplicações e serviços.Da mesma forma, acontecem com as aplicações: o CloudWeDo possui também o Office365 no MarketPlace. Como ele roda 100% na nuvem, você não precisa que ele seja instalado localmente. Em poucos minutos, você tem acesso ao e-mail, Word, Excel e PowerPoint, em qualquer lugar.
E claro, com toda essa facilidade, existe ainda a economia que a nuvem pode proporcionar. A adoção da nuvem nos negócios normalmente aumentam as economias com infraestrutura de TI. De acordo com o Gartner, as empresas economizam em média 14% com a adoção de infraestrutura em nuvem nos seus data centers.Por que isso acontece? Os serviços de cloud não exigem manutenção de hardware. Toda essa parte é administrada pelos provedores do serviço, e você não precisa se preocupar com nada disso. Além disso, não há custo de aquisição de equipamentos, tudo o que você paga são preços mensais.E então, o que você está esperando para iniciar sua jornada para a nuvem? Confira o CloudWeDo, e veja como a Lanlink pode oferecer a melhor solução de nuvem para o seu negócio.Com o CloudWeDo, seu negócio conta com a nuvem mais simples, confiável e segura!