NOC e SOC não são novidades do mercado de TI, eles atuam contribuindo na manutenção da disponibilidade da infraestrutura e segurança dos dados da sua empresa. Esses centros influenciam diretamente na continuidade das operações e em pontos relevantes nos negócios.
Nesse artigo vamos discutir a importância do NOC e SOC, as diferenças, e principalmente, como esses centros de monitoramento agem para a continuidade de negócios agregando valor para as organizações.
Algumas definições importantes:
NOC
NOC – Network Operation Center – conhecido como Centro de Operações de Rede é um serviço que monitora os ativos, sistemas internos e softwares que são utilizados por uma empresa.
Essa central acompanha e avalia o comportamento dos ativos e sistemas provendo identificação e atuação nas falhas, necessidades de manutenções preventivas e corretivas, evitando problemas maiores como interrupção das atividades estratégicas das empresas.
SOC
Já o SOC – Security Operation Center – significa Centro de Operações de Segurança, esse monitoramento trabalha junto com o NOC, mas é focado exclusivamente na cibersegurança.
Essa central é responsável por prevenir, detectar, gerir, avaliar vulnerabilidades e responder a incidentes. Além de monitorar todos os dispositivos e soluções de segurança existentes na empresa.
Principais diferenças...
O SOC tem como foco a segurança da informação e dos dados. Ele identifica as ameaças de segurança do ambiente de TI. O NOC trabalha para manter a estabilidade e disponibilidade da rede. As redes recebem inúmeros dados internos e externos que podem ser benéficos ou prejudiciais, por isso precisam de estabilidade e segurança.
Se não houver um Centro de Operações de Rede (NOC) o sistema interno é levado a inatividade sem previsão de retorno, uma queda como essa significa prejuízo financeiro e outros riscos. Desse mesmo modo, o Centro de Operações de Segurança (SOC) deve trabalhar sem pausas.
As atividades do NOC são consideradas operacionais enquanto o SOC impacta na estratégia do negócio, mas não se engane, os dois centros desempenham funções vitais, eles se conectam, se integram mantendo a continuidade das operações de uma organização mesmo diante de algum problema.
4 Vantagens da integração dos centros de monitoramento
- Redução de custos
A integração dos dois modelos possibilita maior compartilhamento de recursos e conhecimentos, sem precisar de altos gastos por parte da empresa para duplicar aquisições, treinamentos e materiais já que os dois contam com um conjunto semelhante de tecnologias e processos.
- Foco na estratégia do negócio
Com o SNOC – como é chamada a integração dos dois centros - você tem uma visão da sua infraestrutura e como sua empresa pode responder às necessidades dos seus clientes e do mercado, mantendo a segurança, claro.
- Automação de processos
Com a tecnologia e soluções de IA disponibilizadas pelo NOC e SOC é possível que atividades repetitivas sejam realizadas sem intervenção humana, o que significa também menos custos com recursos. Além disso, a inteligência artificial atua cada vez mais na segurança, impedindo ataques cibernéticos que estão mais sofisticados.
- Detecção precoce de possíveis falhas
Com o monitoramento ativo atividades essenciais como atualização de software, backup, atualização de definições de vírus, entre outros, são realizadas rotineiramente, garantindo segurança e estabilidade.
Listamos 4, mas são diversos os benefícios de adotar o monitoramento para o seu negócio. Aqui na Lanlink, nossos especialistas estudam sua estratégia e te ajudam a entender quais soluções atuam melhor dentro da sua empresa.
Com a estrutura de NOC e SOC da Lanlink você minimiza riscos, reduz seus custos e protege o seu negócio.