Blog Lanlink
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Últimas Notícias

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Infraestrutura

Uma pesquisa conduzida pelo IDC na América Latina, a pedido da IBM, apontou a tendência: após o COVID-19, 59% das empresas deverão investir em nuvem híbrida, principalmente para cargas de trabalho de missão crítica, enquanto 25% investirão em nuvem privada e 16% na nuvem pública.  A migração para a cloud, qualquer uma delas, já vinha ocorrendo a passos mais lentos, mas a pandemia acelerou a transformação digital, com empresas correndo para atender a demanda dos consumidores, disponibilizando seus produtos e serviços de forma digital. A diferença, agora, é a maior adesão à versão híbrida, por conta de suas muitas vantagens.  

Mais do que nunca, os líderes de TI devem equilibrar a pressão para manter a continuidade dos negócios, inovar rapidamente e fazer valer cada centavo investido. É preciso adaptar a infraestrutura de TI, proteger contra violações de segurança e lidar com o crescimento massivo de dados para responder às crescentes demandas. A nuvem híbrida se revela estratégica porque oferece uma infraestrutura flexível e segura, agilidade e disponibilidade para gerenciar as operações e transações com eficiência. Além disso, ao reunir recursos da nuvem pública, privada e recursos locais, a cloud híbrida permite trabalhar com diferentes fornecedores e é um caminho mais suave para a migração de sistemas legados, pois permite a integração dos sistemas tradicionais com novos sistemas. A infraestrutura local continua, claro, poucos pensam em renunciá-la: 90% por cento dos líderes de TI disseram, em pesquisa mundial da Forrester Consulting com 350 tomadores de decisão, que a infraestrutura local é uma parte crítica de suas estratégias de nuvem híbrida. Mas seja prudente com os investimentos em infraestrutura local e prepare-os para o futuro, tendo em mente o ambiente híbrido! A ideia é tirar proveito do avanço das tecnologias de Inteligência Artificial, Blockchain e IoT, e acelerar a inovação, com softwares mais inteligentes e seguros, nascidos e criados para ambientes híbridos.

  • manter os dados mais confidenciais e cargas de trabalho de missão crítica próximos e sob seu total controle;  
  • inovação mais rápida e a entrada em novos modelos de negócios;
  • melhor experiência para os clientes;
  • fazer a transição para novas tecnologias, como Inteligência Artificial e IoT.

3 casos de uso importantes para a adoção de nuvem híbrida:

  • modernização e conteinerização de aplicações, para aumentar a velocidade e fornecer um gerenciamento consistente;
  • integração de baixa latência entre aplicações e dados críticos para os negócios, juntando aplicações tradicionais e nativas de nuvem;
  • tornar as aplicações nativas em nuvem seguras, escaláveis e resilientes com uma infraestrutura de software e hardware otimizada, que ofereça criptografia e escalabilidade.

Trace sua estratégia de Hybrid Cloud, pois ela pode fazer a diferença para a sua empresa, pode trazer inovação e vantagem competitiva. Muitas empresas já estão nesse caminho.No Brasil, segundo pesquisa do IDC encomendada pela IBM, 33% das empresas já utilizam ambientes híbridos; outras 17% planejam fazer isso nos próximos meses, com foco em aprimorar a modernização e mobilidade de aplicações. A cloud híbrida permitirá que as empresas sejam mais inteligentes na forma como operam e mais ágeis para responder às mudanças do mercado. Por isso, considere-a na hora de traçar estratégias de infraestrutura de TI e conte com nossos especialistas para definir os caminhos e as melhores soluções disponíveis para o seu negócio.  Conte conosco!

Hybrid Cloud: a adoção cresce, dia após dia

Uma pesquisa conduzida pelo IDC na América Latina, a pedido da IBM, apontou a tendência: após o

Infraestrutura

Foi um ano de muita correria nas TIs, com demandas para atender o home office, para reforçar a segurança e para cumprir as exigências de privacidade da nova LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.Até então, estávamos tratando a Transformação Digital como um processo de médio e até de longo prazo, como quem vê um belo cenário no horizonte. Mas o prazo foi atropelado pela pandemia, que exigiu negócios online de quem nem mesmo sonhava com eles. Empresas mais preparadas, digitalmente falando, sofreram menos.Agora, passada a temporada de adaptação à nova realidade, é hora de fazer um balanço das demandas internas e das tecnologias disponíveis para atendê-las. O que vem por aí? Para ajudar, listamos as principais tendências para armazenamento de dados:

Aplicações diferentes têm necessidades diferentes, como ponto de entrada, performance, escalabilidade, serviços de dados, funcionalidade e disponibilidade. O armazenamento híbrido multicloud atende todos os tipos de ambientes de dados e de armazenamento. Por isso, tornou-se o mais importante.As empresas têm implementado ao longo dos anos sistemas de armazenamento de diversos fornecedores, o que gera dificuldade de gestão e aumento no custo. É preciso simplificar a infraestrutura de armazenamento, reduzir a complexidade e cortar custos.Soluções multicloud híbridas devem caminhar nessa direção, com disponibilidade praticamente de 100%, gerenciamento baseado em nuvem com infusão de IA, e que suportem todos os tipos de implementação, sejam bare metal, virtualizado, em contêiner e em multicloud híbrida.Para se certificar de que você está preparado para o mundo da nuvem híbrida, verifique se sua empresa pode mover dados de maneira fácil e transparente dos locais para seus diversos provedores de nuvem e vice-versa.

No início, apenas os desenvolvedores usavam a virtualização, mas seu uso se espalhou com o advento de plataformas de virtualização. Hoje, estamos vendo o mesmo acontecer com os containers. Muitas organizações estão considerando os contêineres como uma substituição para as VMs. Alguns usos relevantes:Microsserviços: os containers são pequenos e leves, perfeitos para acompanhar a arquitetura de microsserviços usada para a criação de aplicações.DevOps: a combinação de microsserviços (como arquitetura) e containers (como plataforma) acaba por fazer do DevOps uma base comum para que equipes construam, enviem e rodem software.Multicloud híbrida: como os containers podem ser executados de forma consistente em qualquer lugar, em ambientes de laptop, local ou nuvem, eles são uma arquitetura subjacente ideal para cenários de nuvem híbrida e multicloud.Modernização e migração de aplicativos: uma das abordagens mais comuns para modernizar aplicativos começa por colocá-los em containers, para que possam ser migrados para a nuvem.Ao usar containers, certifique-se de que está oferecendo a melhor proteção possível para os dados.

O sucesso da Inteligência Artificial dependerá cada vez mais do armazenamento e precisará de um repositório único e vasto, que seja facilmente vinculado aos recursos de machine learning e deep learning.Por vasto, entenda-se exabytes de dados, já que IA engloba a ingestão, organização, análise, machine learning, deep learning e arquivamento de dados. A tendência nas empresas é que sejam adotadas um número crescente de aplicações baseadas nos muitos recursos de IA e em dados não estruturados. E com IA cresce também a necessidade por armazenamento.Quando for procurar seu parceiro de tecnologia de IA, lembre-se que, de acordo com a IDC, a IBM é a número 1 em participação de mercado global de IA, incluindo serviços, software e infraestrutura física.

Para se obter mais velocidade na leitura e transferência de dados, os SSD se mostram uma alternativa mais interessante do que os HD. Mas, as conexões do tipo SATA (Serial Advanced Technology Attachment) oferecem limitações técnicas e foi preciso buscar novas tecnologias para superá-las.No final de 2018, a mais recente tecnologia de interface de armazenamento de alta performance NVMe (Non-Volatile Memory Express), começou a ser incorporada às soluções de storage array.  NVMe refere-se a um novo protocolo de transferência, projetado para memória de estado sólido e desenvolvido por um consórcio de 80 empresas, batizado de NVM Express Organization.Embora o SATA continue sendo o padrão para protocolos de armazenamento, ele não foi criado especificamente para armazenamento Flash, como o SSD, e não pode oferecer as mesmas vantagens que o NVMe. O que se espera é que o SSD com NVMe substitua o SSD SATA como o novo padrão do setor.Entretanto, há algumas coisas a se considerar antes de adquirir um SSD NVMe. Seu sistema é compatível com NVMe? Juntamente com a compatibilidade do hardware, considere a compatibilidade com o sistema operacional. As últimas versões de Linux, Windows, Chrome OS e Mac OS já suportam NVMe.As novidades não param e é até difícil acompanhar! Por isso, pode contar com a experiência de nossas equipes para ajudar a sua empresa com a planejar o futuro. É só chamar!

4 tendências de armazenamento de dados para 2021

Foi um ano de muita correria nas TIs, com demandas para atender o home office, para reforçar ...

Segurança

Ouvimos falar constantemente sobre a importância de cuidarmos da segurança e da privacidade dos dados e que há um crescente número de ataques de hackers. Mas, quando um vazamento acontece e nos damos conta do tamanho do prejuízo, tomamos um susto.Foi assim com o recente ataque a um importante órgão público, que paralisou totalmente os trabalhos por uma semana. O site e toda a telefonia caíram, profissionais ficaram impossibilitados de ter acesso a seus próprios e-mails e nenhum arquivo ou pasta, dos 255 mil existentes, pode ser acessado.Consegue imaginar o que isso significaria, se o ataque fosse na sua empresa? Uma semana de trabalhos paralisados, com equipes tentando entender onde ocorreu o problema e como solucioná-lo?

Hackers costumam invadir os servidores e criptografar a informação, pedindo um resgate para descriptografar – um típico crime de sequestro de dados feito por vírus ransomware. No caso do órgão público, graças ao backup, foi possível retomar a rotina, sem pagamento de resgate.Segundo relatório da empresa de cibersegurança Coveware, o valor dos resgates solicitados por hackers alcança, em média, US$ 234 mil. Empresas de todos os portes estão igualmente na mira: organizações com até 100 funcionários foram o alvo de 32% dos ataques no terceiro trimestre de 2020, enquanto aquelas com até mil funcionários responderam por 73%.

Normalmente, se um datacenter for perdido (por incêndio, enchente etc.) outro assume, num cenário de recuperação de desastres “a quente”. Mas, se algum hacker criptografar todos os dados para exigir resgate e isso for replicado de forma síncrona para o site backup, também o site backup terá tudo criptografado/sequestrado, ambos serão igualmente afetados.A forma de prevenir que essa situação aconteça é ter um backup desconectado da produção, com uma solução de backup robusta composta de servidor e políticas de backup. O armazenamento em fitas é uma estratégia importante, porque elas só são acessíveis pelo servidor de backup.No caso de um sequestro de dados, por exemplo, todos os dados em fitas seriam preservados. Com fitas é possível inclusive criar uma cópia periódica dos dados e levar a um outro local, para guarda em cofre, preservando os dados em caso de desastre e de ataque.

  • qualquer organização, pequena ou grande, pode ser a próxima vítima;
  • resgates podem ser caros e pagar nem sempre resolve o problema, pois ainda assim hackers podem tornar públicas as informações coletadas;
  • é importante ter uma estratégia de armazenamento de dados, que leve em conta diferentes cenários e que resguarde os dados caso haja um ataque mal intencionado. E, claro, que leve em conta também todos os quesitos abordados pela LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, agora em vigor, abarcando também a segurança de acesso e de compartilhamento de dados.

Quer evitar problemas? Saber mais sobre cibersegurança?  Conte com a experiência dos especialistas Lanlink. Fale conosco!

As lições tiradas de um ataque de hackers

Ouvimos falar constantemente sobre a importância de cuidarmos da segurança e da privacidade dos dados e que há um crescente número ...

Dados & IA

A automação chegou às áreas que envolvem imagens, sejam fotos ou vídeos, abrindo uma ampla gama de possibilidades de utilização.  Qualquer processo que envolva a detecção, reconhecimento ou classificação de imagens, mesmo que em movimento, pode ser automatizado com facilidade e a custos cada vez mais reduzidos, graças ao barateamento da tecnologia.Conhecida por Visão Computacional, por AI Vision ou Visão por Inteligência Artificial, a tecnologia é fácil de implementar. A coleta de imagens pode ser feita por uma câmera simples, um tablet ou um smartphone conectado a um servidor e a um software, o IBM Visual Insights.Não é preciso envolver um cientista de dados nem inserir codificações. E, dada a facilidade de uso, tem sido aplicada em diferentes áreas de negócio, registrando inúmeros benefícios como a redução de erros, a agilidade nos processos e o corte de custos operacionais.Eis algumas aplicações:

VAREJONuma loja, é possível usar a tecnologia para contar o número de pessoas que entram no estabelecimento e para mapear como elas circulam pelos corredores, identificando áreas com muita ou pouca movimentação, uma informação fundamental para rodar estoques e para promover produtos.Por falar em estoques, câmeras podem também monitorar as gôndolas, contar os produtos dispostos nas prateleiras e alertar os humanos para a reposição de itens na loja, onde e qual produto repor.No caixa, um sistema de Visão Computacional treinado para detectar movimento, pode alertar sobre fraudes: se a pessoa deixar de passar um produto pelo scanner e não registrar a compra, o evento é sinalizado. E isso pode ocorrer quando se tem balcões de self service ou funcionários mal intencionados, que passam o produto por trás do corpo em vez de registrá-lo.Há fila na loja? Se há demora no atendimento, clientes são perdidos. Um sistema de monitoração pode identificar as pessoas em fila, em diversas lojas simultaneamente, alertando os administradores para que tomem providências.Sim, o sistema pode ser duplicado para diferentes locais, com controle centralizado.

Detecção de fraude no caixa:

VIGILÂNCIA A área de segurança também se beneficia muito com a tecnologia da Visão Computacional. Câmeras e software podem reconhecer e alertar sobre incêndios, sobre a entrada de uma pessoa num estacionamento ou num estabelecimento fechado ou alertar sobre movimentos suspeitos entre os frequentadores.Alguém portando uma arma, por exemplo, será identificado e a central de segurança imediatamente notificada. A vigilância com drones também pode ser feita, abrangendo áreas distantes ou de difícil acesso.A automação traz muitos benefícios e sua empresa pode contar com os especialistas da Lanlink na implantação, manutenção e no treinamento das equipes que usarão a tecnologia.Saiba mais! Confira o post Como a visão computacional pode impactar negócios. Ou entre em contato com a gente!

Automação no varejo e na segurança: mais negócios, menos riscos

A automação chegou às áreas que envolvem imagens, sejam fotos ou vídeos, abrindo uma ampla gama de possibilidades de utilização...

Dados & IA

A tecnologia que empresta às máquinas o poder da visão está sendo amplamente adotada para automatizar processos que envolvam o controle visual, como a segurança em locais de trabalho ou a inspeção de qualidade de produtos.Conhecida por Visão Computacional, por AI Vision ou Visão por Inteligência Artificial, ela tem sido um dos pilares da Indústria 4.0, que se traduz por uma produção mais inteligente, com a integração de diferentes tecnologias.Na IBM, para provar que santo de casa faz milagre sim, a solução Visual Insights, desenvolvida pela própria IBM, foi instalada para fazer a inspeção de qualidade de mainframes, servidores e storages.A inspeção manual de equipamentos eletrônicos, repletos de componentes complexos, costuma retardar a produção. Ela é difícil, exige muito dos técnicos e é cansativa.O cansaço pode levar a erros, tanto do não reconhecimento de um defeito, que acaba passando, quanto da detecção de falsos positivos – defeitos em equipamentos que não têm nada de errado.

Na IBM, a inspeção manual ganhou um reforço em 2018, quando o Visual Insights foi instalado nas fábricas do Canadá, Hungria, México e nos Estados Unidos. Em todas, a eficiência aumentou em 5 vezes e os falsos positivos foram reduzidos em 20%.Visual Insights é baseado em deep learning e leva algumas horas para ser treinado, a partir de imagens ou vídeos que lhe são apresentados. Não é preciso envolver equipes de Data Science nem fazer codificações. Isso reduz custos de implantação e agiliza todo o processo.Basta indicar quais imagens correspondem a um defeito e quais estão corretas, utilizando dashboards intuitivos e fáceis de usar. Após essa etapa, conecta-se o software a uma câmera e o modelo está pronto para ser testado.Para um dos equipamentos IBM, o Visual Insights foi treinado para inspecionar mais de 50 elementos, reduzindo o tempo de inspeção de 15 minutos para 1 minuto.Confira mais detalhes de funcionamento neste vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=v7OnxsUvwcE

Na fábrica da SMART Modular Technologies, na Malásia, a solução Visual Insights está sendo usada para a inspeção de microprocessadores e placas para computadores.A empresa, com sede na Califórnia, abastece o mercado a partir de sua fábrica na Malásia. Sua intenção era dar um salto na qualidade da inspeção, mas no microscópico mundo dos chips, isso não é fácil de acontecer com processos manuais.A fabricação, feita por robôs, agora tem na linha de produção câmeras para inspeção, rodando o Vision Insights num IBM Power Systems AC922.Quando a placa chega ao fim da linha, antes de ser embalada e despachada, a inspeção automatizada entra em ação, sendo capaz de detectar defeitos e remover as placas que estiverem comprometidas.Na imagem abaixo, a câmera inspeciona placas eletrônicas:

E o que está sendo inspecionado pela câmera pode ser acompanhado na tela do computador (imagem abaixo), no dashboard do Visual Insights, gerando relatórios e facilidade de controle:

Saiba mais sobre o case da SMART neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EgIQeSU3doo&feature=youtu.be

No fabricante GCG, produtor de painéis de LCD para TV e smartphones, o processo de inspeção contava com mais de 150 pessoas, que manuseavam scanners em busca de pequenas rachaduras, manchas e defeitos que arruínam o produto final. A inspeção de um lote de paineis demorava de 20 a 30 minutos.O Visual Insight foi alimentado com imagens de diferentes defeitos. O sistema levou apenas 2 semanas para chegar a um nível de acurácia bom o suficiente para ser adotado no chão de fábrica.No lugar dos batalhão de inspeção, apenas um supervisor. O tempo de inspeção foi reduzido para próximo de 4 minutos e o ciclo de produção caiu de 6 dias para 5 dias, o que resultou num aumento de produtividade total de 7% para aquela planta industrial.Dá para perceber as vantagens de um sistema de inspeção automatizado? Redução no tempo de produção e na taxa de erro humano, aumento de eficiência, menos recall de produtos e insatisfação do cliente são apenas algumas delas.Vamos analisar o que a Visão Computacional pode fazer pela sua empresa?

Fale conosco!

Confira: 3 casos de uso da Visão Computacional em inspeção de qualidade

A tecnologia que empresta às máquinas o poder da visão está sendo amplamente adotada para automatizar processos que envolvam...

Dados & IA

A tecnologia da Visão Computacional, que integra sistemas de reconhecimento de imagem com Inteligência Artificial (IA), já superou o homem.Em linhas de montagem e no controle de qualidade, para a visualização de defeitos, a margem de erro humano é de 5%, enquanto para a máquina é de apenas 3%. E a velocidade... em algumas empresas, o processo de vistoria feito por humanos que levava meia hora foi reduzido para alguns minutos.Há muitas vantagens, mas há também algumas dificuldades: implantar um sistema desses pode demandar a presença de um profissional de ciência de dados e eles são difíceis de se encontrar.Só nos Estados Unidos, há um déficit de 190 mil profissionais com conhecimento analítico de dados. Aqui no Brasil, também faltam profissionais para trabalhar em projetos de IA, que envolvem meses de desenvolvimento até que um modelo computacional seja criado.Outro problema é a escalabilidade: nem sempre é fácil duplicar um modelo para diferentes plantas ou para diferentes funcionalidades: um sistema que detecta problemas de rachaduras não é o mesmo para um que detecta fumaça. E se não é fácil duplicar, há demanda por mais tempo de trabalho dos cientistas de dados.A Lanlink pode ajudar, encurtando semanas de desenvolvimento de IA. A experiência, os profissionais envolvidos e soluções pré-formatadas diminuem consideravelmente o tempo necessário no processo.A preparação dos dados, normalmente uma tarefa executada por cientistas de dados, já está praticamente pronta, reduzindo o tempo gasto de 80% a 30%.E, com o hardware adequado, o trabalho de treinamento de máquina também é reduzido. O ganho em agilidade permite à Lanlink criar e entregar mais modelos, que sejam mais precisos, num tempo menor.

O processo de construção da solução de Visão Computacional envolve algumas etapas: definir o que fazer, treinar o modelo, preparar os dados, colocar na rede neural e treiná-la, checar como essa API será disponibilizada, monitorar o desempenho e, se preciso, fazer ajustes no modelo ou fornecer mais imagens para que a máquina aprenda e execute a tarefa com maior precisão.O passo a passo envolve:

Existem diferentes tipos de redes neurais, com aplicações distintas. As principais são a classificação de imagens, a detecção de objetos e pessoas, a segmentação de imagens e o reconhecimento de movimento.Isso significa que sua empresa pode contar com uma solução de ponta para fazer inspeções de qualidade, para fazer a segurança patrimonial, para contar objetos em estoque ou nas prateleiras de uma loja.A Visão Computacional está ao alcance de todos. Na Lanlink, a oferta para nossos clientes inclui:

  • ferramenta para treinar modelos sem codificação ou conhecimento em tecnologias;
  • ecossistema de ponta a ponta;
  • gerenciamento do ciclo de vida de modelos e dados;
  • treine no servidor, mas implante na nuvem ou na borda para inferência;
  • plataforma colaborativa entre várias personas;
  • arquitetura aberta extensível com ativos corporativos existentes;
  • suporte e serviços da IBM e da Lanlink.

Qualquer que seja a sua demanda, nossa equipe e nossas soluções, baseadas na tecnologia IBM Visual Insights, são o caminho para mais produtividade e agilidade nos negócios.Fale conosco!

O que a Lanlink pode fazer para ajudá-lo a implantar a Visão Computacional

A tecnologia da Visão Computacional, que integra sistemas de reconhecimento de imagem com Inteligência Artificial (IA), já superou o

Sua privacidade é importante para nós. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.

CONCORDO