O crescimento dos serviços em nuvem e da força de trabalho cada vez mais móvel acelera a necessidade das empresas investirem em infraestruturas de internet de alta performance para os negócios. Além disso, tornou-se imprescindível oferecer uma melhor experiência para os usuários, fornecendo alta disponibilidade de links e latência minimizada. Atento a estas demandas, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apostou numa tecnologia inteligente que entrega agilidade e desempenho de aplicações, a SD-WAN.
O BNB é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, presente em 1990 municípios, distribuídos por todos os estados da região Nordeste e no Norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. São mais de 300 agências, mais de 500 postos de atendimento de microcrédito, além de escritórios administrativos na região Sudeste e no Distrito Federal. Um dos maiores bancos públicos do país, conta com mais de dez mil funcionários e ultrapassou 1,9 bilhão de lucro no ano de 2021.
O DESAFIO
Em meados de 2018, todas as agências do banco tinham problemas de disponibilidade devido às interrupções dos links de dados (MPLS). Isso afetava operações simples, como consulta de saldo, e dificultava o gerenciamento da qualidade de serviço (QoS). Em razão da baixa velocidade dos links, a experiência dos funcionários na utilização de recursos que dependiam da Web era limitada. “O banco não conseguia fazer videochamada com todas as suas agências, porque não tinha largura de banda para todo mundo”, recorda Thially Vercelly Pereira, gerente executivo do Ambiente de Arquitetura e Inovação de TI do BNB.
A dificuldade de contratação de bons links de internet que tivessem melhor velocidade, garantia de disponibilidade e desempenho levou a instituição financeira a apostar na implementação da solução inteligente SD-WAN. A rede definida por software (SD-WAN, em inglês) é o que existe de mais inovador no gerenciamento de redes de comunicação que integram matriz, filiais, fornecedores e clientes.
“Trata-se de uma abordagem onde as definições de tráfego (configurações de rede) são controladas por software, criando uma sobreposição virtual para permitir a conectividade no âmbito de redes WAN”, explica Adson Cardoso, supervisor de infraestrutura pela empresa Lanlink. “O principal desafio da Lanlink foi implantar uma nova tecnologia, não apenas para o banco, mas para o mercado, de forma híbrida, onde somaríamos ao modelo existente, um novo padrão de entrega e administração de redes de longa distância. Era preciso ser criterioso com a segurança e atender todas as regras de conexão pré-definidas pelo banco”, complementa o gestor.
A SOLUÇÃO
Com know-how em implantação e gerenciamento de redes em diversos clientes de grande porte, a Lanlink entregou e configurou o equipamento SD-WAN destinados aos trezentos endereços do banco, além de configuração de concentradores no Datacenter principal e no Datacenter backup do Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (CAPGV), em Fortaleza.
“Usamos uma nova tecnologia, sem outros casos de grande referência no país, em um modelo híbrido, inovador onde conciliaria a rede MPLS com o novo conceito de comunicação definida por software, associado ao acelerador de WAN (WANOP), respeitando todas as particularidades do negócio do cliente”, afirma Adson Cardoso.
Vantagens da SD-WAN para o banco
Com a solução, o BNB passou a oferecer uma experiência de usuário muito mais otimizada, com ganhos na produtividade e possibilidade de novos negócios. “Essa nova tecnologia fez com que o banco aumentasse a sua largura de banda. Todos os meus usuários podem agora fazer videochamada, sem precisar se deslocar para a Capital”, comemora Thially Vercelly Pereira.
Para Adson Cardoso, na prática, a SD-WAN impactou na percepção de melhoria da internet. “A constante queda de links não mais ocorre, devido ao modelo implementado, que conta com três links agregados e, no caso da falha de um deles, os demais mantêm as atividades em pleno funcionamento”, destaca.
Com maior disponibilidade dos links, as agências do BNB têm mais segurança na continuidade dos serviços oferecidos aos clientes. “Mais disponibilidade se traduz em mais confiabilidade para o cliente do Banco do Nordeste”, salienta Thially.
A gerência de toda a rede de forma centralizada foi outro ganho, pois possibilita que o banco otimize novas configurações, produza relatórios dinâmicos que facilitam e embasam a tomada de decisões, como escalabilidade ou troca de fornecedor. “Com o sucesso da solução SD-WAN, a Lanlink conseguiu entregar ao banco a possibilidade de escalar, de aumentar as bandas de internet por um baixo custo”, completa Adson.
Para Susy Rodrigues, gestora do contrato da Lanlink, a solução implementada “fortalece a imagem da área de tecnologia do BNB perante os seus usuários finais, recebendo atendimento com maior agilidade, independente da localidade seja Interior ou Capital, possibilitando maiores negócios para a instituição bancária”.
Diferencial
Outro grande benefício da aquisição da solução SD-WAN com a Lanlink foi a entrega de um Network Operations Center (NOC), formado por sete profissionais exclusivos, entre técnicos de monitoramento e especialistas em rede. “O time alocado no BNB gerencia mais de 340 equipamentos que compõe a solução e monitora ativamente mais de 1570 itens de configuração. Mantido em constante melhoria, nosso centro de monitoramento já opera desde o primeiro mês da fase de implantação”, finaliza Adson Cardoso.