Casos de Sucesso

Com gestão de TI integrada, Porto Sudeste e Mineração Morro do Ipê avançam na transformação digital 

17
June
,
2024

Implantação de Central única de Serviços permite que empresas otimizem recursos e ganhem eficiência tecnológica

  

Empresas que contam com infraestrutura de TI sólida estão na vanguarda da transformação digital, obtendo vantagens competitivas significativas no mercado atualmente orientado pela tecnologia. Atentas a esse diferencial, as empresas Porto Sudeste e Mineração Morro do Ipê deram um passo essencial ao unificar a infraestrutura de TI das duas unidades. 

As duas companhias integram a cadeia produtiva do minério de ferro no Brasil e são controladas por multinacionais. Cada uma possuía sua própria infraestrutura de TI até que, em dezembro de 2022, a Lanlink recebeu o desafio de unir as duas empresas em uma mesma Central de Serviços, com um único número de contato e técnicos alocados nas unidades.  

“Anteriormente, os colaboradores do Porto Sudeste estavam inseridos em uma infraestrutura de TI separada da Mineração Morro do Ipê”, conta Laerte Ferreira, Coordenador de Infraestrutura de TI da mineradora. “No dia a dia, os colaboradores levavam mais tempo para comunicar entre si, além de terem que cumprir passos adicionais, com maior tempo e complexidade para realizar atividades corriqueiras de empresas nativamente integradas, como troca de arquivos, acesso a sistemas, compartilhamento de processos e participação em reuniões”, recorda o gestor. 

  

Concluído em dezembro de 2023, o projeto consistiu em migrar toda infraestrutura de TI do Porto para a Mina, viabilizando um central de serviços única, suporte técnico presencial contínuo (N1, N2, N3, SOC e NOC) e suporte aos servidores das duas unidades, como explica Ciro Castro, Coordenador de Sucesso ao Cliente na Lanlink. 

“Independente da sua localização, o colaborador consegue agora identificar como está o status da solicitação dele. Antes, não existia essa central única. O Porto tinha uma ferramenta e a Mina tinha dela. A gestão de TI tinha que navegar pelas duas para atender ao chamado. Hoje existe uma ferramenta única que se consegue acessar o status dos dois ambientes”. 

Benefícios da migração para o negócio

Uma infraestrutura de TI eficiente automatiza processos repetitivos, simplifica tarefas complexas e integra sistemas e aplicativos diferentes. Isso melhora a eficiência operacional da empresa, reduzindo custos, minimizando erros humanos e agilizando fluxos de trabalho, o que beneficia diretamente os usuários ao tornar suas tarefas mais fáceis e rápidas de serem concluídas.  

No caso da mineradora, o colaborador tem agora acesso a um ponto único de contato para suas demandas de TI, otimizando o tempo para resolução e acompanhamento de solicitações, além de ampliar o horário de atendimento da Central para 24x7 em todas as unidades de negócio. 

Laerte Ferreira aponta que a gestão de infraestrutura de forma unificada impactou positivamente nos indicadores de segurança, disponibilidade, transformação digital e atendimento. “Foi possível alcançar disponibilidade de ativos de missão crítica superior a 99.5% do mês, bem como tratar e endereçar de forma ágil e direta as solicitações de nossos clientes internos, além de suportar a Jornada Digital, que já entregou 26 novos portais através da Integranet, que tem como principais objetivos integrar os processos Porto & Mina e acelerar a transformação digital, proporcionando maior eficiência, produtividade, inovação e satisfação dos colaboradores”, pontua o coordenador. 

Transformação digital

A transformação digital exige a rápida implantação e integração de novas tecnologias e soluções digitais. Uma infraestrutura flexível e escalável permite que uma empresa adote e adapte-se rapidamente a essas mudanças, experimentando e implementando novas ideias e soluções inovadoras.  

Na unificação do porto com a mineradora, a implementação de novas soluções baseadas na plataforma M365 para ambas as empresas impulsionou a transformação digital, trazendo maior colaboração, integração e sinergia entre as pessoas e unidades operacionais.  

“A infraestrutura de TI desempenha um papel estratégico no suporte e otimização dos processos existentes de negócio, além de impulsionar a transformação digital. Nesse contexto, a integração das unidades de negócio a nível de TI teve papel fundamental na transformação digital do Porto Sudeste e Mineração Morro do Ipê, trazendo novos recursos de colaboração, comunicação e segurança, elevando ainda mais a eficiência tecnológica de nossas operações e otimizando recursos”, avalia Laerte Ferreira. 

Para o gestor, a Lanlink foi um dos parceiros estratégicos na implementação deste grande projeto, na busca de determinar o melhor cenário técnico e financeiro para integração das unidades. “Realizamos a integração do Porto Sudeste com a infraestrutura de TI da Mineração Ipê, entregando menor custo operacional, maior flexibilidade, agilidade e autonomia na tomada de decisão”, finaliza o coordenador de TI. 

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