Casos de Sucesso

M. Dias Branco, em parceria com a Lanlink, transforma a rotina de trabalho e a cultura organizacional

1
December
,
2021

Empresas têm desafios diários, mas nada se compara ao que viveu a M. Dias Branco, uma das maiores do ramo alimentício brasileiro, com 65 anos e 19 marcas de sucesso, entre massas, farinhas e biscoitos. Com a pandemia de Covid-19, a empresa teve que colocar em trabalho remoto boa parte de seu staff, como todas as demais empresas do Brasil e do mundo. Porém, a infraestrutura de comunicação corporativa digital da M. Dias Branco requeria a implementação de novos serviços com o propósito de preparar os seus colaboradores para tamanha mudança em suas rotinas.

Como mudar a cultura de comunicação corporativa em meio à pandemia, num prazo mínimo, sem perder a produtividade? Eis o desafio.

A M. Dias Branco, um dos maiores do ramo alimentício brasileiro, teve que colocar em trabalho remoto boa parte de seu staff por conta da pandemia de Covid-19, assim como todas as demais empresas. Porém, a M. Dias Branco não tinha a infraestrutura preparada, era preciso rever todo o sistema de comunicação e colaboração, viabilizar reuniões online, usar a nuvem para compartilhar documentos e arquivos e substituir a plataforma de e-mails, com caixas postais e serviços que não atendiam às necessidades da nova realidade.

Todas as mudanças deveriam ser feita em tempo recorde, de maneira a não comprometer a produtividade e permitir a continuidade dos trabalhos mesmo com o distanciamento social. Mas como fazer isso tudo? Como mudar a cultura de comunicação da empresa, treinar e engajar tanta gente em trabalho remoto?

O projeto

Ao avaliar as alternativas disponíveis no mercado, a M. Dias Branco entendeu que a Microsoft era a única empresa capaz de prover uma ampla plataforma de produtividade e de entregar a transformação digital da comunicação que a companhia precisava implantar. Em parceria, Lanlink, Microsoft e M. Dias Branco desenharam o projeto Virada Digital, uma jornada personalizada que levou em conta a experiência do colaborador. Do ponto de vista técnico, não houve dificuldades de implantação. O desafio estava em romper a cultura de 10 anos de uso do sistema de e-mail web anterior.

Os 3 pilares da virada digital

1. Comunicação

O projeto Virada Digital, foi apresentado ao alto escalão previamente, seguido de evento ao vivo para todos os colaboradores, com a presença de 1271 participantes, um recorde para a empresa. Foram feitos materiais com mais de 30 dicas sobre todas as ferramentas, além de anúncios na intranet e uma landing page.

2. Capacitação

Diretores e vice-presidentes tiveram um treinamento de 2 horas de duração, de forma individual. Um grupo de 12 agentes de transformação recebeu um treinamento mais extenso, de 8 horas. Também foram feitos 6 workshops para colaboradores, transmitidos ao vivo. No total, 4279 colaboradores foram treinados.


3. Adoções e uso

Foram escolhidos 12 funcionários para atuar como agentes de aceleração da transformação. Cada um tinha sob sua tutela um grupo de colaboradores e deveria estimular o uso de uma ferramenta específica, como o Teams ou o OneNote. Em troca, concorreriam a prêmios. Nas ferramentas Outlook e Teams, o índice de utilização ficou entre 80% e 100%.

Resultados

A adoção das ferramentas do Microsoft 365 por parte dos funcionários foi mais rápida do que o esperado e as estatísticas mostram o engajamento no uso das ferramentas. A solução trouxe mais produtividade, engajamento e inclusão digital. Houve ganhos em governança e segurança, com a adoção de tecnologias de antiphishing e múltiplo fator de autenticação.

Também foi possível digitalizar e automatizar tarefas e/ou processos e modernizar o trabalho. O Microsoft 365 é a solução de produtividade mais completa disponível atualmente no RESULTADOS mercado. No entanto, o maior desafio neste tipo de projeto não está na implantação técnica, mas na adoção por parte dos usuários. Os resultados mostram que a estratégia de comunicação, capacitação e adoção das plataformas foi o maior fator de sucesso, com inúmeros feedbacks positivos recebidos de usuários de diferentes posições em toda a hierarquia organizacional.

Veja também

Com nova Central de Serviços de TI, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) amplia eficácia no atendimento

Com gestão de TI integrada, Porto Sudeste e Mineração Morro do Ipê avançam na transformação digital 

Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais moderniza gestão de dados

Com infraestrutura escalável e em nuvem, Lanlink cria ambiente de TI para Hospital HELP

Tribunal de Justiça do Ceará ganha agilidade em atendimento, após reestruturação de Central de Serviços de TI 

Amaggi migra para Oracle Cloud Infrastructure e reduz gargalos na produção agrícola

Buscando inovação e produtividade, órgão federal migra para Office 365

Com ambiente multicloud, Lanlink cria infraestrutura de banco digital para Banese

Instituição Financeira do Nordeste torna-se a primeira empresa do mundo a conectar virtualizadores dos seus Mainframes a nuvem

Empresa Distribuidora de Gás melhora gestão e produtividade com Service Desk

Banco do Nordeste entrega melhor experiência para usuários com solução SD-WAN

Grupo Elizabeth passa por transformação digital com Oracle Cloud

Com o suporte da Lanlink, a empresa otimizou processos internos e serviço de mensageria

Com projeto de BI na nuvem, Aeris otimiza gestão estratégica de dados

M. Dias Branco, em parceria com a Lanlink, transforma a rotina de trabalho e a cultura organizacional