Desafio
Antes de contratar a Lanlink para realizar uma completa mudança no serviço de mensageria, a Unimed Sergipe contava com um sistema open source, ou seja, provém de um software projetado para ser acessado abertamente pelo público e todos poderão ver, modificar e distribuir conforme suas necessidades. Esse tipo de software atende bem o cenário tradicional de pequenas e médias empresas e costuma ser mais barato e flexível. Porém, para o momento de crescimento e inovações tecnológicas que a Unimed Sergipe vem passando, o sistema open source trazia algumas limitações.
“As limitações do sistema open source utilizado faziam com que a Unimed Sergipe não tivesse total controle através do serviço de mensageria, o que poderia trazer um risco operacional e de segurança”, explica Lucas Peixoto, Account Manager da Lanlink.
Além das restrições no processo de comunicação, gerados por utilizar um sistema de código aberto, também existiam “dificuldades de interação correta entre os colaboradores, falhas de segurança e problemas de produtividade”, relata Fabio Santos, Assessor de Tecnologia da Informação da Unimed Sergipe.
Solução
Com a Lanlink, a Unimed Sergipe contratou o Office 365, um conjunto de solução completo da Microsoft, que conta com os serviços de mensageria do Exchange/Outlook e os aplicativos do pacote Office, melhorando não só os processos de comunicação, como de produtividade.
“Os produtos adquiridos foram entregues pensando no dia a dia dos funcionários”, afirma Gustavo Pignocchi, Product Marketing Manager da Microsoft. “Eles podem usufruir, por meio do Office 365, de inúmeras soluções de produtividade e colaboração que vão além do Office Apps (Word, Excel, PowerPoint, Outlook)”, acrescenta.
A participação da Microsoft, em parceria com a Lanlink, foi bastante ativa neste caso. Tanto na negociação, como na apresentação do produto e suporte de dúvidas, a atuação da fabricante foi e continua sendo fundamental para a empresa.
“Sempre que trabalhamos com nossos clientes, pensamos em uma via de mão dupla, na qual não só a Microsoft ajuda o cliente com a solução, mas o cliente também, com seus cenários de uso pensados na sua vertical, pode agregar bastante para o desenvolvimento das soluções da Microsoft para o futuro.
E acredito que a parceria Microsoft, Unimed e Lanlink seja só o pontapé inicial do que a tecnologia e o conhecimento podem fazer em prol das três empresas”, analisa Gustavo Pignocchi.
Vantagens
“A diferença é muito grande”, destaca Fabio Santos. “Com a implantação, resolvemos diversos problemas de comunicação, colaboração entre nossos funcionários, ganhando mais segurança e agilidade”, afirma. “O ambiente contratado é mais do que um sistema de e-mail. Trata-se de um ambiente de colaboração corporativo, integrado, com os padrões de segurança mundial, bem como com o suporte de uma empresa mundial como a Microsoft”, pontua o assessor.
Para a Lanlink, o caso da Unimed Sergipe ilustra como é possível, de forma simples e ágil, impactar positivamente o trabalho das pessoas. “Atender essas expectativas é muito gratificante. Significa que estamos indo pelo caminho certo e que estamos trazendo essa visão de que a TI não existe apenas para resolver problema, mas para melhorar a vida das pessoas”, conclui Lucas Peixoto.